Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
  Dissertações
  do Mestrado
  Teses do
  Doutorado

 
   
 
 

Imagens de Pernambuco: uma análise semioLinguística do discurso publicitário turístico

Nome: Carolina Leal de Lacerda Pires
Orientador: Profª Drª Judith Chambliss Hoffnagel
Ano da defesa: 2008
Resumo: A imagem de uma localidade – imagem, nesse trabalho, entendida como idéia, conceito, impressão - é fator de suma importância no processo de tomada de decisão do turista potencial na escolha por um destino turístico. Tanto que em 2003, visando o fomento do turismo no Brasil, foi lançado o primeiro Plano Nacional de Turismo que determinava, em uma de suas diretrizes, a diversificação da imagem do país nas campanhas de promoção turística dos órgãos públicos nacionais do setor, diretriz essa a ser seguida também em âmbito estadual e municipal. Assim, interessou-nos, nesta pesquisa, identificar quais e como as imagens de Pernambuco foram construídas na publicidade turística oficial do Estado desde então. Para tanto, analisamos, à luz da Análise SemioLinguística do Discurso, 14 anúncios e dois folders da Empetur veiculados entre 2004 e 2006. Nossas análises indicaram que apesar de serem construídas imagens como a do Pernambuco cultural e a do Pernambuco moderno, ainda é a imagem do Pernambuco paradisíaco predominante nas peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa, especialmente em sua materialidade visual. Existe uma enfatização de certos atrativos, locais ou aspectos de Pernambuco em detrimento de outros apagados da cena discursiva, o que favorece a construção de imagens estereotipadas do Estado.

PALAVRAS-CHAVE: Análise SemioLinguística do Discurso, imagem, publicidade turística.
 
Arquivo: diss-carolina-leal
 
   
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com