Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
Extensão » Eventos » AGENDA 2010
   
 
Acontece em Dezembro

PALESTRA

As Religiões Afro-Brasileiras na Literatura Alemã

Prof. Dr. Claudius Armbruster
(Portugiesisch-Brasilianisches Institut – Universität zu Köln – Deutschland)

TÓPICOS:

O olhar dos Viajantes Europeus Sobre o Brasil – Uma Pesquisa Intermidiática Hans Staden e o Brasil: Perspectivas Cruzadas sobre a Antropofagia.

Estudo sobre a Intermidialidade: Staden, Eckout, Rugendas.

As Religiões Afro-brasileiras na Literatura Alemã.

Quando? 15 de dezembro de 2010 (próxima quarta-feira) Onde? AUDITÓRIO DO CFCH, das 9h às 12h.

Realização: Pós-Graduação em Letras – UFPE

 
Acontece em Novembro
03/11/10

Bate-papo acadêmico

Sobre um programa de pós-graduação com determinadas especificidades. Os vários efeitos.
Prof. Maria Teresa Celada (USP)

Doutora pela UNICAMP com a tese O espanhol para o brasileiro. Uma língua singularmente estrangeira. Pós-doutora pela UBA (Argentina), com o projeto Trilhas da memória discursiva sobre o português na Argentina. Sujeitos/línguas. Saberes. Desenvolve pesquisas na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, que se centram no estudo do funcionamento da língua espanhola e da língua do brasileiro, nos contrastes entre o funcionamento de subjetividades e de discursos no Brasil e na Argentina, nos processos de integração regional (Mercosul) e nos de aquisição de língua estrangeira. É coordenadora da Área de Espanhol do Centro de Línguas da USP desde 2003. Autora de diversos artigos e capítulos de livros.

Quando e onde? 03 de novembro 2010, quarta-feira, às 9h30min. Centro de Artes e Comunicação, Mini-auditório 02.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: pgletras@ufpe.br
 
Aconteceu em Outubro

13 a 15 /10/10

III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais

O evento, organizado pela Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso do Brasil - Aled Brasil, e promovido pelo Núcleo de Estudos da Língua Falada e Escrita - NELFE, e pela Pós-Graduação em Letras da UFPE, será uma homenagem ao Professor Dr. Luiz Antonio Marcuschi, que se aposentou recentemente. Marcuschi é um dos fundadores da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso e primeiro vogal da Aled Brasil. É o fundador do Nelfe, núcleo que coordenou por vários anos, e um dos primeiros professores do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

Quando e onde?
Será realizado no Centro de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, de 13 a 15 de outubro de 2010.

Website: http://www.aled2010.com.br/

Aconteceu em Setembro

13 a 15 /10/10

Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio

O evento é uma parceria entre a Pós em Letras e a Pós em Educação com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O seminário, pioneiro na universidade, tem o objetivo de fomentar o debate sobre alternativas para o ensino de literatura no nível médio. O projeto do evento surgiu da iniciativa de alunos da graduação e pós-graduação em Letras, que tomaram como base suas pesquisas que apontam dificuldades no ensino da Literatura, principalmente nas escolas públicas.

Quando e onde?
O Seminário é gratuito e será realizado no auditório do Centro de Educação da UFPE, nos dias 14,15 e 16 de setembro de 2010.

Programação: http://ceelufpe.blogspot.com/2010/09/alternativas-para-ensino-da-literatura.html

Aconteceu em Agosto

20/08/10
Bate-papo acadêmico: Conversa de homem?
Prof. Luiz  Paulo da Moita Lopes (UFRJ)

Professor titular do Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ e pesquisador do CNPq. PhD em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres. Atua na área de lingüística aplicada, especificamente no campo das relações entre o discurso e as práticas sociais, com ênfase em estudos sobre letramentos escolares (língua estrangeira e materna) e não-escolares (midiáticos) e os processos de construção das identidades sociais (gênero, sexualidade e raça).  Autor de vários artigos e livros, dentre os quais destacamos Por uma Linguística Aplicada Interdisciplinar (Parábola, 2008), Performances (Contra Capa, 2007), Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família (Mercado de Letras, 2003) e Identidades fragmentárias: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula (Mercado das Letras, 2002)

Quando e onde?
20 de agosto de 2010, sexta-feira, às 9h30min, sala 46 do Centro de Artes e Comunicação

Inscrições gratuitas pelo e-mail: pgletras@ufpe.br

23/08/10
Mesa-redonda: Canção popular e pesquisa universitária no Brasil

Prof. Luiz Tatit (USP)
Luiz Tatit é professor titular do Departamento de Linguística da FFLCH – USP, livre docente pela USP, com a tese Semiótica da Canção: fundamentos para uma reconstrução do sentido melódico e lingüístico. Atua na linha de pesquisa Análise dos discursos sociais (verbais e não-verbais). Autor de vários livros, dentre os quais destacamos Todos entoam: ensaios, conversas e canções (Publifolha, 2007), Elos de Melodia e Letras (Ateliê, 2008), em colaboração com Ivã Carlos Lopes e Semiótica à luz de Guimarães Rosa (Ateliê, 2010)

Prof. José Miguel Wisnik (USP)
José Miguel Wisnik é pós-doutor pela USP, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, com a tese Dança dramática: poesia/música brasileira. Atua nas linhas de pesquisa Música e Modernismo, Literatura e Música Popular e O conto brasileiro: Machado, Clarice, Guimarães Rosa. É autor de vários livros e artigos, dentre os quais destacamos Veneno remédio: o futebol e o Brasil (Companhia das Letras, 2008) e Machado Maxixe: o caso Pestana (Publifolha, 2008)

Quando e onde?
23 de agosto de 2010, segunda-feira, às 9h, mini-auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação

Promoção:  
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Departamento de Música

Inscrições gratuitas pelo e-mail: pgletras@ufpe.br

Aconteceu em Maio

24/05/10
Linguagem e Funções Neuropsicológicas
Leila Vasconcelos
( Dra. em Psicologia Cognitiva, Coordenadora do Curso de Especialização em Neuropsicologia da FBV-IMIP, Representante Regional da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia).

Quando e onde?
24 de maio, próxima segunda-feira, às 14 horas.
Sala 46, 1 andar, Centro de Artes e Comunicação, UFPE
Inscrição gratuita pelo e-mail: pgletras@ufpe.br

Aconteceu em Abril

26/04/10
Aprendizagem e funcionamento neuropsicológico
Leila Vasconcelos
( Dra. em Psicologia Cognitiva, Coordenadora do Curso de Especialização em Neuropsicologia da FBV-IMIP, Representante Regional da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia).

Quando e onde?
24 de maio, próxima segunda-feira, às 14 horas.
Sala 46, 1 andar, Centro de Artes e Comunicação, UFPE
Inscrição gratuita pelo e-mail: pgletras@ufpe.br


   
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com