Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
O Programa » HISTÓRICO
   
 

A Pós-Graduação em Letras teve início com cursos de Especialização em 1975. No segundo semestre de 1976, surgiu o Mestrado em Linguística e Teoria da Literatura, que obteve credenciamento em 1980. Os cursos de Doutorado em Linguística e Teoria da Literatura iniciaram, respectivamente, em 1990 e 1996.

Desde sua criação, em 1976, a Pós-Graduação em Letras tem como objetivo geral a formação de profissionais qualificados para as atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Teoria da Literatura# e Linguística#, tendo como prioridade a busca contínua pelo avanço do conhecimento científico nos seus respectivos campos de estudo.

O objetivo específico dos cursos de Mestrado é oferecer condições – através das linhas de pesquisa, dos grupos e núcleos de pesquisa, das orientações, das disciplinas oferecidas, da biblioteca do programa, e dos seminários e congressos promovidos – para que o aluno aprofunde e desenvolva seu conhecimento profissional e acadêmico e, principalmente, sua habilidade para realizar pesquisa nos citados campos de estudo.

No Doutorado, o objetivo específico consiste em oferecer ao aluno oriundo do Mestrado oportunidade para que ele possa desenvolver, nas citadas áreas de concentração do Programa, estudo avançado, original e independente, habilitando-o plenamente para o ensino e a pesquisa intelectual e científica.

É relevante frisar que o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, de longa tradição em pesquisa, foi o primeiro a ser instalado no Nordeste e Norte do País. Em dezembro de 2009, contava com 500 dissertações e 131 teses defendidas. Isto revela que o Programa tem formado uma considerável massa crítica de pesquisadores, hoje situados em todas as regiões do país.

Na Pós-Graduação em Letras, há vários Núcleos e Grupos de Pesquisa# em funcionamento, desenvolvendo trabalhos que, por meio dos seus estudos, vêm tendo impacto nacional. Estão engajados no programa Docentes Doutores#, quatro dos quais recebem bolsa de Produtividade em Pesquisa/CNPq (níveis 1D e 2). Dos atuais docentes, parte é de Teoria da Literatura e a outra parte de Linguística.

O Programa de Pós-Graduação em Letras promove e assessora cursos de especialização nas áreas de Literatura, Línguas e Linguística, e mantém a revista Investigações: Linguística e Teoria Literária, que divulga artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros das duas áreas, em dois números anuais.

   
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com