Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
Pesquisa » NÚCLEOS
   
 
NUCEPI - Grupo de Estudos em Compreensão e Produção InterLinguísticas

Fundação
O NUCEPI foi fundado em 1998, congregando diversos professores do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Letras , através da iniciativa dos professores Drª Abuêndia Padilha Peixoto Pinto e Dr. Francisco Gomes de Matos – este último considerado um dos pioneiros da Linguística Aplicada no Brasil e um dos pesquisadores de maior circulação internacional na área dos estudos lingüísticos, o que tem possibilitado a estudantes e pesquisadores amplo contacto com acadêmicos de diferentes universidades estrangeiras.

Objetivo
O objetivo principal do NUCEPI é realizar produção de conhecimento sobre aspectos contemporâneos relativos ao uso da linguagem. Tais aspectos são concernentes à relação entre cognição, linguagem e ensino e a relação entre linguagem em contextos específicos de uso. Dentre seus objetivos específicos estão os processos de produção e compreensão tanto em língua materna, quanto em língua estrangeira, bem como os estudos discursivos produzidos em contexto midiático, clínico e jurídico.

Infra-estrutura
Ainda sem sede própria, o NUCEPI dispõe, através das salas de estudo de seus pesquisadores, espaço para reunião, 6 computadores , todos ligados à internet, impressoras, scanner, webcan, filmadora e gravador portátil.

Pesquisadores Atuais da UFPE e de outras IFES
Abuendia Padilha Peixoto Pinto (fundadora em 1998 e líder -UFPE)
Araken Guedes Barbosa (membro a partir de 2005- UFPE)
Betânia Passos Medrado (membro a partir de 2006 -UFPB)
Edilene Queiroz (membro a partir de 2006 -UNICAP)
Fatiha Dechicha Parahyba (membro desde 1998 -UFPE)
Juliene da Silva Barros (membro a partir de 2006 -UFRPE-Garanhuns)
Regina Celi Mendes Pereira da Silva (membro a partir de 2006 - UFPB)
Vera Lúcia de Lucena Moura (membro a partir de 1998 -UFPE)
Virgínia Colares (membro a partir de 2006 -UNICAP)
Virgínia Leal (membro a partir de 2001 e vice-líder - UFPE)

Participação Discente ( em fluxo contínuo)
6 doutorandos
4 mestrandos
2 monitores
2 iniciação científica
4 especialização

Produção Científica
Desde a sua fundação, o NUCEPI apresentou os resultados de suas investigações em diversos eventos científicos (congressos, colóquios, reuniões anuais de entidades científicas e profissionais, jornadas, simpósios e similares), tanto em âmbito local, quanto regional, nacional e internacional. Além desse espraiamento, artigos foram publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como em capítulos de livro e livros de ampla circulação. A qualidade da sua produção gerou convites para alguns de seus membros participarem de Programas Nacionais promovidos pelo MEC e/ou Secretarias de Educação do Estado de PE e da Cidade do Recife. Além disso, diversos pesquisadores estrangeiros, especialmente bolsistas da Fulbright, estiveram contribuindo para as discussões das pesquisas em andamento por ocasião de suas visitas/missões. O NUCEPI pretende continuar tais ações, expandindo a sua atuação em 2007 no âmbito da chamada Cooperação Internacional.

Principais Linhas de Pesquisa

1. Linguagem, Tecnologia e Ensino

2. Estudos da linguagem e de sua relação com o ensino-aprendizagem de línguas (materna, estrangeira, segunda língua, indígenas) mediados por recursos tecnológicos, impressos, eletrônicos, digitais e por recursos didáticos tradicionais, contemplando-se também comunidades especiais.

3. Linguagem, Trabalho e Sociedade

4. Estudos das práticas discursivas em sociedade, dialogando com os aportes teóricos de diversos campos do saber aplicado a domínios midiático, jurídico, literário, artístico, clínico, educacional, de saúde, ciência e tecnologia nas relações sociais de trabalho.

Projetos concluídos mais recentes e em desenvolvimento
Processos de reescrita em espaço escolar: relações entre oralidade e escrita ( Leal, 2002-2005)
Gêneros Textuais: implicações na Compreensão/Produção do Aluno Universitário (Pinto, 2002-2003)
Gêneros Textuais, Cognição e Ensino (Pinto, 2003-2004)
Gêneros Textuais e a Mídia Impressa ( Pinto, 2004-2005)
Gêneros Textuais e Escrita. 1ª e 2 ª fases (Pinto, 2005-2007)

Publicações e Traduções

LEAL, V.; TELLES, S. Perspectivas teórico-metodológicas em processos de formação de professores na área da aprendizagem da leitura e da escrita. In: Formação de Professores em Língua Portuguesa – novas experiências. Recife/São Paulo : Ed. UFPE/Fundação VITAE, 2005

MEDRADO, Betânia Passos. Fotografias de sala de aula: relato de experiências sob uma perspectiva reflexiva. In.: GIMENEZ, Telma (Org.). Ensinando e Aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Abrapui : Londrina, 2003. pp. 95-102

MOURA, Vera Lúcia de Lucena. Estratégias Mediacionais e o Ensino Colaborativo de Língua Inglesa em Escola Pública. Investigações, vol.17, n.2, julho/ 2004,pp. 268-282.

PARAHYBA, F. Dechicha. Redesigning the Metropolitan Region (Tradução) In: Reynaldo, Amélia (org) Metrópole Estratégica – Região Metropolitana do Recife. Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco CONDEPE/FIDEM, PROMETROPOLE e Banco Mundial. Recife, 2005, pp. 291-309.

_________ Repensando o Ensino e a Aprendizagem da Pronúncia. Revista Investigações, Vol. 17 n° 2 julho 2004 Número Especial: Homenagem ao Professor Francisco Gomes de Matos. Recife: Editora da UFPE, 2005 pp. 283-293.

PEREIRA, Regina Celi Mendes. A concepção de letramento na escola: dimensão social e cognitiva. In: Língua, Linguística e Literatura: revista do DLCV/UFPB. João Pessoa/Santa Maria: Pallotti, vol.1, n.3, p.61-78, 2005.

PINTO, A Padilha. Leitura: Conscientização Intercultural e Processamento Cognitivo no Hipertexto. In: Pinto, A Padilha (org) Tópicos em Cognição e Linguagem. Recife: Editora da UFPE 2006


   
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com