Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
O Programa » SALA DE LEITURA
   
 
Objetivo

Os alunos da Pós-Graduação em Letras têm acesso a todas as bibliotecas da Universidade (central e setoriais). Com o objetivo de oferecer acervo mais especializado, foi criada a Sala César Leal para atender aos alunos da PG Letras.

Acervo

O acervo da sala é constituído por obras especializadas nacionais e internacionais nas áreas de linguística e literatura, totalizando cerca de 3.951 títulos entre livros, obras de referência, teses e dissertações. Em 2008, foram adquiridos 135 novos títulos e outros 84 foram doados ao Programa. O funcionamento da referida sala conta com um bibliotecário e 2 estagiários, nos períodos de 8h30min às 12h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Há na sala um computador e uma impressora para uso dos funcionários e um computador para que os alunos possam acessar as teses e dissertações digitais. Os serviços oferecidos são: empréstimo domiciliar, renovação de empréstimo por e-mail, boletins semestrais de novas aquisições, orientações referentes as normas bibliográficas e catálogos de autor/título/assunto/topográfico.

Em 2008, continuamos a ampliação do Acervo Digital das Teses e Dissertações defendidas no PG Letras, inclusive com a inclusão de trabalhos defendidos há vários anos. O acervo é montado com o auxílio de uma webdesigner e da bibliotecária. O material referente aos anos de 2004, 2005 e 2006 foi revisado, formatado e incluído ao arquivo. Continuamos a estimular os demais egressos do PPG Letras a colaborarem com o acervo virtual, entregando suas teses/dissertações digitalizadas. Assim, poder-se-á fazer um resgate histórico desse material. Nossa meta é atingirmos 100% de digitalização das teses e dissertações já defendidas no Programa.

Teses e Dissertações - Arquivo Digital

Iniciou-se em 2006, a criação do Acervo Digital das Teses e Dissertações defendidas no PG Letras. Com este acervo pretende-se estimular os alunos atuais a colaborarem com o acervo, depositando suas teses/dissertações em mídia digital. Para o acervo, foi desenvolvido um projeto gráfico específico a partir do qual as mídias passaram a receber etiquetas com identificação explícita de nome do autor, título, ano de defesa e área de pesquisa, além de envelope personalizado para acomodação da mídia e organização do acervo.

Teses e Dissertações - Impressas

Mantendo a identidade gráfica desenvolvida para o arquivo digital, foram desenvolvidas novas capas para encadernação das teses e dissertações impressas. O projeto possui áreas específicas para identificação de nome do autor, título, ano de defesa e área de pesquisa. As novas capas, com cores diferenciadas para as duas principais grandes áreas de pesquisa, permitem encadernações de variados tipos - inclusive capa dura - facilitando a acomodação e visualização nas estantes.

Infra-Estrutura

Em novembro de 2007 foram iniciados os trabalhos de reforma na Sala de Leitura César Leal. Foram contratados profissionais de arquitetura que repensaram a distribuição dos elementos e os espaços para circulação do público na sala. Foram feitas renovação de pintura e aplicação de gesso. O mobiliário novo é constituido de estantes para livros, teses e dissertações, estantes para CD e DVD e armários mais modernos e específicos para o uso em bibliotecas, os quais atendem as orientações dos profissionais em biblioteconomia para a segurança e para uma melhor disposição de nosso acervo. Então, a sala conta com 02 estações integradas de trabalho para uso dos funcionários, 01 mesa com computador para o acesso às teses e dissertações digitais, 13 estantes, 2 computadores, 01 impressora jato de tinta, 01 armário tipo baú, 1 armário de segurança, 2 mesas retangulares grandes para estudo, 16 cadeiras, 01 armário guarda-volumes, 1 aparelho de ar-condicionado split e 01 bebedouro (gelágua).

Todo o acervo foi cadastrado em um banco de dados eletrônico para facilitar a consulta e o cadastro de novos exemplares. A disponibilização do catálogo de forma online é a última etapa do projeto de reforma da sala e estrá disponível em breve.


   
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com