Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
Publicações » COLEÇÃO TESES
   
 
Espelho Espelho Meu: um estudo sociocognitivo sobre a conceptualização do fazer pedagógico em narrativas de professoras.
Betânia Passos Medrado

1 O que conhecemos sobre o conhecer? Abordagens do estudo da cognição
humana

O que é o conhecer? Uma questão que viaja no tempo
Do mentalismo formal ao sociocognitivismo
O mentalismo formal
O modularismo de Jerry Fodor
A perspectiva chomskiana
Algumas críticas ao paradigma mentalista
O conexionismo
A biologia do conhecer
O linguajar na perspectiva de Humberto Maturana
Um caminho explicativo
Um caminho que nos convém epistemologicamente
Por uma cognição social

2 Enfoques sociocognitivismos da linguagem
Cognição como mescla: a teoria da integração conceptual
A noção de domínio
Os domínios locais ou "teoria dos espaços mentais"
A estrutura dos espaços mentais
A hipótese sociocognitiva da linguagem
Princípio da escassez da forma Linguística
Princípio do dinamismo da determinação contextual

3 O processo sociocognitivo da reflexão
As noções de reflexividade e reflexão
A gênese da abordagem reflexiva
Contextualizando a prática reflexiva no ensino de línguas
O profissional reflexivo
Aonde nos leva essa trajetória?

4 A narrativa de professores: uma prática discursiva que abre caminhos para a voz do professor
Discurso como prática de produção de sentidos
A narrativa como estrutura organizadora das experiências humanas: uma segunda via
O mundo começa com a narrativa
O pensamento narrativa de Jerome Bruner
A narrativa de professores (NPS)

5 Narrando o processo: algumas considerações metodológicas
O fenômeno e o processo: diretrizes da metodologia adotada
As agentes-participantes da pesquisa
Composição e etapas seguidas para coleta do material documentário
Transcrição do material documentário
Especificação da nossa unidade de análise
Postura diante dos dados: uma objetividade entre parênteses

6 Histórias que constroem identidades e conceptualizam o fazer pedagógico
A prática citada narrativamente
Um componente identitário
"Tudo começou"
"Era a disciplina que eu mais gostava"
"A forma como ele ensinava"
"Eu tava sempre indo... sempre indo"
"Existe um outro papel de você fazer a diferença na vida de alguém"
Visão do fazer pedagógico: experiências que se mesclam

7 Espelho, espelho meu: imagens que (re)constroem a prática
A prática que fala: a prática narrativamente revisitada
Algumas propriedades discursivas da narrativa de autoconfrontação
Desconstruindo certezas didáticas: caminhando em direção à (re)construção da prática
Ajustando o foco
Comentários de observadoras sobre seu fazer

Considerações finais

Referências

Anexos


 
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com