Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
Publicações » COLEÇÃO TESES
   
 
Literatura em sala de aula: da Teoria literária à prática escolar.
Ivanda Maria Martins

Capítulo I

Escolarização da leitura literária:
qual o papel da literatura na escola? 15

1.1 Leitura e literatura na escola: encontros e desencontros.................15
1.2 Leitura funcional x leitura escolarizada.....................................25
1.3 Leitura, Literatura e Teoria da Literatura no Ensino Médio...........29

Capítulo II

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
leitura literária em debate. 41

2.1 Novos pilares da educação...............................................................41
2.2 Qual o papel da Literatura nos PCN? ......................................43
2.3 PCN: práticas de leitura e leitores “competentes”...........................51

Capítulos III

Literatura e sala de aula:
relação marcada por mitos.............................55

3.1 Interação texto-leitor na sala de aula...............................55
3.2 Mitos no ensino da Literatura..........................................62
a) Mito 1 – Literatura é muito difícil...........................................63
b) Mito 2 – É preciso ler obras literárias para escrever bem...........64
c) Mito 3 – O texto literário é cópia da realidade............................65
d) Mito 4 – Apreender o conteúdo do texto literário é a tarefa mais
importante no ato da leitura..........................................67
e) Mito 5 – A linguagem literária é marcada pela especificidade...68

Capítulo IV

Leitura literária e novas tecnologias:
do texto ao hipertexto, do leitor ao navegador...............71
4.1 Qual o papel da leitura literária na era da cibercultura e do hipertexto.....................71

Capítulo V

Leitura literária: quais as alternativas do professor?....................85

Capítulo VI

O conto de Gilvan Lemos na escola:
entra em cena a Literatura
Pernambucana................................................91

6.1 O conto em sala de aula.....................................................91
6.2 Literatura Pernambucana: ilustre desconhecida?..........................95
6.3 Dialogando com a produção literária de Gilvan Lemos................99
6.4 As vozes dos alunos-leitores................................................103
6.5 A inocente farsa da vingança: diálogo narrador-narratário e as
respostas dos alunos..........................................................108
6.6 Dias idos e não vividos e A inocente farsa da vingança:
intertextualidades...........................................................124
6.7 A Missa do galo: ecos machadianos.......................................139
6.8 Morte ao invasor: a violência urbana e a atualização do leitor...155
6.9 Coelhinhos do mato: diálogo texto-leitor...............................160

Palavras Finais: e agora, professor?

 
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com