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Publicações » COLEÇÃO TESES
   
 
O romantismo resistente e o classicismo possível: Mário Faustino e a poesia moderna brasileira
Artur Almeida de Ataíde

Introdução 17

Pequeno parêntese metodológico 25

A formulação de um problema: tensões entre poesia e ‘objeto’ 33
Do modo “ingênuo” ao modo “sentimental” (Schiller): plenitude e declínio da objetividade épica 33
Os Discorsi de Tasso e a perfeição épica 36
A crise da substância: Schiller e o exemplo de Os Timbiras, de Gonçalves Dias 55
Substância e ornamento na antiépica de Castro Alves 75
De ‘dizer objetos’ a ‘criar objetos’: a experiência de Stéphane Mallarmé 80
De Bergson a Mallarmé 82
Dois ‘objetos’ 89

Uma primeira resposta: o modo “sentimental” e a modernidade poética brasileira 97
Cabral: raciocinando Tebas 97
Drummond e o estado puro do viver comum 117
Jorge de Lima e a “Biografia” 140

Uma nova resposta possível: o modo “ingênuo” e os Fragmentos de uma obra em progresso 181
Movimento e silêncio 184
“Criação-em-percepção” 193

Coda 211

Referências 215


         

 
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