Prof. Alfredo Cordiviola

Prof. Dr. Alfredo Adolfo Cordiviola

Lattes

alfredo.cordiviola@ufpe.br

Alfredo Cordiviola é Licenciado em Letras pela Universidade de Buenos Aires (1986), Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE (1993) e Doutor em Estudos Hispânicos e Latino-americanos pela University of Nottingham , Reino Unido (1998). Completou um pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires (2011-2012) e foi Visiting Scholar na New York University (2016-2017). É Professor Titular em Teoria da Literatura e leciona no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador 1D do CNPQ, dirige o Grupo de pesquisa Estudos Coloniais Latino-americanos. Ocupa-se de um vasto conjunto de aspectos da literatura e da teoria, relativos em particular aos estudos latino-americanos, os estudos culturais e os estudos utópicos.

Prof. Anco Márcio

Prof. Dr. Anco Márcio Tenório Vieira

Lattes

anco.vieira@ufpe.br

Professor Associado 1 do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFPE, tem trabalhos em periódicos do Brasil e do exterior (a exemplo da Revista USP, Ciência & Trópico, Luso-Brazilian Review, Estudos Portugueses, Cultura Vozes, Remate de Males, Investigações e Nabuco) e dezenas de ensaios publicados em livros. É autor de Luiz Marinho: o sábado que não entardece (FCCR, 2004), Adultérios, biombos e demônios (PPGL, 2009) e Dante, a poesia e a sua forma cristã (PPGL/Editora UFPE, 2017). Colaborou com os volumes 3, 4 e 5 da BIBLOS: Enciclopédia VERBO das literaturas de língua portuguesa (Coimbra, 1999-2004) e é coautor dos livros O caminho se faz caminhando: 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (Ed. UFPE, 2006) e Hermilo Borba Filho e a dramaturgia (FCCR, 2010). Organizou o livro Orley Mesquita: prosa e verso (CEPE, 2012), Teatro Completo de Luiz Marinho (CEPE, 2019, 4 vol.) e Osman e Hermilo: Correspondência (CEPE, 2019). É membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, da Universidade de Coimbra (Portugal). Ensina Teoria da Literatura, Literaturas de Língua Portuguesa, Critica Literária e Teatro Brasileiro.

Prof. Anderson Almeida da Silva

Prof. Dr. Anderson Almeida da Silva

Lattes

andersonalmeida@ufpi.edu.br

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Letras - Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2013) . Especialista em LIBRAS - pelo IFPI (2009). Linguista, atua na descrição e análise de línguas de sinais utilizando abordagens formais. Seus tópicos de interesse e pesquisa incluem: libras, línguas de sinais emergentes, aquisição de linguagem, escrita da língua de sinais, tradução-interpretação de línguas de sinais, relação gesto x gramática, gramática de línguas de sinais com foco na interface sintaxe-semântica. Recentemente tem se dedicado ao tema da negligência linguística, relacionando saúde pública, surdez e linguagem. Atualmente é professor na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, vínculo efetivo.

Prof. Antônio Carlos Xavier

Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos Xavier

Lattes

antonio.xavier@ufpe.br

Professor Titular-Livre de Linguística no Departamento de Letras da UFPE. Pós-doutor em Hipertexto e Retórica digital (2012) pela Universidade de Paris-VIII, França; Doutor em Linguística (2002) pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil ; Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atua nas áreas de Linguagem-Educação-Tecnologias, Semântica, Pragmática, Filosofia da Linguística, Linguística de Texto e Epistemologia. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Investiga os temas: Hipertexto, Tecnologia Digital, Aprendizagem, Multiletramentos, Retórica e Cultura Digitais e Formação Docente. Fundou e presidiu a primeira diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte). Foi o primeiro Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), é Pesquisador-Chefe do Grupo de Pesquisa Nehte (www.ufpe.br/nehte), coeditor da Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net ), Curador do Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias e Membro de diversos Conselhos editoriais de periódicos acadêmicos no Brasil, na Franca e em Portugal. É autor de artigos científicos, de opinião e de livros como: Retórica Digital (grátis para dowload), A Era do Hipertexto: linguagem e tecnologia (Edufpe), Hipertexto & Cibercultura (Editora Rêspel), Hipertexto e gêneros digitais (com Luiz Antonio Marcuschi - Editora Cortez), Conversas com linguistas (Parábola Editorial), Como se faz um texto (Editora Rêspel), Como fazer e apresentar trabalhos acadêmicos em eventos científicos (Editora Rêspel), entre outros.

Profª. Brenda Carlos

Profª. Drª. Brenda Carlos de Andrade

Lattes

brenda.carlosdeandrade@gmail.com

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Cursou o mestrado em Letras, Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Nesse mesmo programa, cursou o doutorado em Letras, Teoria da Literatura, defendendo a tese sobre romances históricos hispano-americanos do século XIX. Iniciou a carreira como professora substituta de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. Foi professora de Literaturas de Língua Espanhola na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde ensinou Literaturas de Língua Espanhola. Atualmente, como Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, continua lecionando nessa área. Tem experiência na área de Literatura com ênfase nas produções do continente americano, nos últimos anos especialmente em Literatura hispano-americana. Atua, desde 2015, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), nas linhas de pesquisa de Literatura, sociedade e memória; Literatura e Estudos Culturais/ Pós-Coloniais; e Literatura Comparada; e, desde 2019, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Profª. Cláudia Roberta

Profª. Drª. Cláudia Roberta Tavares Silva

Lattes

claudiarobertats@gmail.com

Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2000 e doutorou-se em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) dessa universidade em 2004, tendo realizado o doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (UNL) no período de 2003 a 2004. Concluído o doutorado, recebeu em 2005 uma bolsa de recém-doutora financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) para coordenar um projeto de pesquisa no campo da Aquisição da Linguagem. É também pós-doutora (estágio Sênior no Exterior/CAPES) em Linguística pela Universidade de Lisboa no ano de 2016 e, no ano de 2018, desenvolveu uma pesquisa sobre contato linguístico na Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique. É pesquisadora de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a saber: a) "Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN)" vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e b) "Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA)" vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, é professora Associada 2 do Departamento de Letras da UFRPE e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, centrando a atenção principalmente nos campos da sintaxe, da morfologia, da variação linguística e do contato linguístico.

Prof. Cleber Alves de Ataíde

Prof. Dr. Cleber Alves de Ataíde

Lattes

cleber.ataide@ufpe.br

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2004), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio sanduíche na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor associado de Linguística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e colaborador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional e Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tradição discursiva, diacronia de textos, gramaticalização e história. Como pesquisador, coordena o Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc) e o projeto Para História do Português Brasileiro em Pernambuco (PHPB). É líder do Grupo de Estudos da Língua em Uso (ELU-UFRPE-UFPE) e membro dos Grupos de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE-UFC), do Grupo de Investigações Funcionalistas (GIF-UFPB). Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), no biênio 2014-2018 e, atualmente, é membro conselheiro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Em cooperação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra também a Comissão Científica Internacional do projeto POMBALIA-POMBAL GLOBAL, do qual é coordenador em Pernambuco.

Prof. Clécio Bunzen dos Santos Junior

Prof. Dr. Clécio Bunzen dos Santos Junior

Lattes

clecio.bunzen@ufpe.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e realizou seu curso de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Recentemente, finalizou um curso de pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga, Portugal) no Instituto de Educação. Atua como professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Letras/Português (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura). Atua em dois programas de pós-graduação da UFPE: o Mestrado Profissional PROFLETRAS (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, letramento escolar, metodologia do ensino de língua e literatura, educação linguística e literária e gêneros do discurso. Tem experiências com formação continuada de professores da Educação Infantil, da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II e Médio. Organizador das seguintes obras: "Português no Ensino Médio e Formação de Professores" (Editora Parábola), "Múltiplas Linguagens no Ensino Médio" (Editora Parábola" e "Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino" (Editora Pedro & João), entre outras. Entre 1998 e 2019, foi professor de escolas públicas e privadas, lecionando aulas de Português e Inglês nas cidades de Recife, Olinda e Campinas (SP).

Prof. Dario Gomez

Prof. Dr. Dario de Jesus Gómez Sanchez

Lattes

dario.sanchez@ufpe.br

Licenciado em Español y Literatura da Universidad de Medellin (1992), Mestre em Lingüistica Hispánica pelo Instituto Caro y Cuervo (1996) e Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Diferentes possibilidades da Literatura Comparada, tais como a Tematologia, as relações entre literatura e historia e entre literatura e teatro, assim como a poesia luso-hispano-americana desde o Modernismo, são suas áreas de interesse.

Prof. David Lira

Prof. Dr. David Pessoa de Lira

Lattes

david.plira@ufpe.br

Professor (Adjunto A2) do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área Língua e Literatura Latinas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPE, na Área de Literatura ? Linhas de Pesquisa: a) Literatura, Sociedade e Memória, b) Literatura e Intersemiose e c) Literatura Comparada. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando na Área Perspectivas Histórico-Filosóficas e Literárias das Religiões ? Linha de Pesquisa Literatura e Sagrado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas (Grego e Latim), e em Literatura Greco-Romana e Renascentista (atuando principalmente nos seguintes temas: Hermetismo, Corpus Hermeticum, Semiose Hermética, Hermetismo Filosófico-Religioso, Hermes Trismegistos). Interessa-se, ademais, pelas dimensões literário-religiosas e míticas do Gênero Trágico-Dramático Greco-Romano e pelo princípio filosófico e a categoria estética do trágico, e pela Prosa Literária Greco-Romana do séc. V a.E.C. ao séc.V E.C. Atua também na Área de Ciências da Religião e Teologia, com destaque na Fenomenologia da Religião. Doutorado em Teologia pela EST ? 2014. Doutorado com período sanduíche na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás (2010) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião do Departamento de Filosofia e Teologia. Estágio Pós-Doutoral na Área de Letras (Teoria Literária), Subárea Literatura, Sociedade e Memória, no Programa de Pós-Graduação de Letras (PPGL) da UFPE (2016-2017). Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2006). Graduação em Teologia ? Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (2002). Graduação em Teologia (Integralização) pela Escola Superior de Teologia (2006).Líder do Grupo de Pesquisa Hermeneia ? Estudos Herméticos. Full Member of The European Society for the Study of Western Esotericism (ESSWE). Membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Prof. Emanuel Cordeiro

Prof. Dr. Emanuel Cordeiro da Silva

Lattes

emanuel.csilva@ufpe.br

Possui Graduação (2007) em Letras e Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É professor de Linguística da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, atuando nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPE). Foi membro da Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE (biênio 2014-2016 e biênio 2016-2018). Como pesquisador, integra o grupo de pesquisa Estudos da Língua em Uso - ELU e dedica-se ao estudo da língua portuguesa sob a Perspectiva Funcional-Construcionalista. Atualmente, participa do projeto de pesquisa "LEDOC-PE" (Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco), financiado com recursos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), e coordena o projeto de pesquisa "Construções complexas com complemento sentencial no português popular: rede construcional, iconicidade e gramaticalização".

Profª. Ermelinda

Profª. Drª Ermelinda Maria Araújo Ferreira

Lattes

ermelindaferreir@uol.com.br

Formada em Medicina e Letras, mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio e Universidade de Lisboa. Pós-doutorado em Letras na Universidade Nova de Lisboa. Professora do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), colaboradora do Instituto de Estudos Modernistas da Universidade Nova de Lisboa (IEMo). Líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI/UFPE). Editora da Intersemiose - Revista digital. Pesquisadora do CNPq.

Profª. Evandra Grigoletto

Profª. Drª. Evandra Grigoletto

Lattes

evandra.grigoletto@ufpe.br

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1997). Realizou mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente, é professora Associada I da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na graduação presencial e à distância e no Programa de Pós-Graduação em Letras desta Universidade. É líder do NEPLEV (Núcleo de Pesquisas em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual) e participa, como pesquisadora, do GEPAD (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, no período de 2010 a 2014 e coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL, no biênio 2016-2018. Coordenou também, em 2017, o programa PIBID "A leitura em linguagens diversas". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, mídia, novas tecnologias, religião, divulgação científica.

Profª. Fabiele De Nardi

Profª. Drª. Fabiele Stockmans De Nardi Sottili

Lattes

fabiele.snardi@ufpe.br

Possui graduação em Licenciatura em Língua Moderna, Habilitação em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Estudos da Linguagem/ Teorias do texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nos cursos de Graduação, na área de Língua Espanhola, e Pós-graduação em Letras, na área de Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: ensino de língua estrangeira; análise do discurso, com ênfase em questões de língua, memória e cultura.

Prof. Fabio Cavalcanti

Prof. Dr. Fábio Cavalcante de Andrade

Lattes

fabio.cavalcantea@ufpe.br

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto A-2 do curso de Letras da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e coordena o Núcleo de Estudos em Literatura, Memória e Imaginário (NULMI). Atua nas áreas de Teoria, Crítica e História Literárias. Tem experiência na área de Literatura comparada e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, poética moderna e contemporânea, literatura e mito; e literatura e memória.

Profª. Fernanda Correa Silveira Galli

Profª. Drª. Fernanda Correa Silveira Galli

Lattes

fernanda.galli@ufpe.br

Docente vinculada ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, pesquisadora do NEPLEV (UFPE) e editora da Revista AO PÉ DA LETRA (UFPE); atua, também, como docente, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do IBILCE/UNESP. Graduada em Letras pela UNESP/Assis (1997), mestre em Letras - Filologia e Linguística Portuguesa pela UNESP/Assis (2002), doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2008) com estágio-sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007), pós-doutora em Ciência da Informação e Comunicação pela FFCLRP/USP (2012) e em Estudos Linguísticos pelo IBILCE/UNESP (2018). Desenvolve pesquisas na área de Linguística, principalmente na Análise do Discurso de linha francesa, com a investigação de temas como: discursos na/da contemporaneidade, tecnologias digitais, leitura e escrita. E-mail: fernanda.galli@ufpe.br

Prof. Iran Ferreira

Prof. Dr. Iran Ferreira de Melo

Lattes

iranmelo@hotmail.com

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve atividades acadêmicas sob os paradigmas dos estudos de interface entre gênero, sexualidade e linguagem, dos estudos críticos do discurso e da linguística aplicada ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa como idioma materno. Atualmente, é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde leciona Linguística e Língua Portuguesa em cursos de graduação e pós-graduação. Nesta mesma universidade, coordena o Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais (NuQueer). Também é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, onde ensina Análise Crítica do Discurso. É membro da Associação Brasileira de Linguística, na qual dirige a Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade. Integra ainda a Rede Discurso e Gênero - Violência e Resistência, da Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade (EDiSo). É diretor de formação política da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE). Atua como assessor adjunto de políticas queer da Aliança Nacional LGBTI. E-mail: iranmelo@hotmail.com / iranmeloufrpe@gmail.com iran.melo@ufrpe.br

Profª. Imara Bemfica Mineiro

Profª. Drª. Imara Bemfica Mineiro

Lattes

imara.mineiro@ufpe.br

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestrado em Teoria da Literatura (2007) e Bacharelado em História (2005) pela mesma universidade. Realizou doutorado sanduíche na Université de Poitiers, França (2012), onde atuou como pesquisadora do Centre de Recherches Latino Américaines, sede da Colección Archivos. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura e História na América Latina, considerando diálogos teóricos entre as Perspectivas Decoloniais, Subalternidades e Estudos Pós-Coloniais que colaborem para o pensamento sobre as Literaturas, as Culturas e seu Ensino. Participa dos grupos de pesquisa "SUTRA: Subalternidades, Transculturalidades e Perspectivas Decoloniais" e "Outras Literaturas Hispânicas". Desenvolve atividades de docência relacionadas à Literatura Latino-Americana, Cultura dos Povos Hispânicos e Formação Docente. Coordenou o projeto de Residência Pedagógica de Língua Espanhola entre 2018 e 2020 e, atualmente, coordena o projeto de PIBID / Língua Espanhola da UFPE.

Prof. Dr. Jonas Leite

Prof. Dr. Jonas Jefferson de Souza Leite

Lattes

jonas.leite@ufpe.br

Doutor e Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2018 e 2014, respectivamente). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) e graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Escritas de Si, Autoficção, Biografias, Literatura Portuguesa, especificamente Florbela Espanca e Literatura Brasileira. Atualmente é professor Adjunto do Curso de Letras, da Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. Dr. Jose Herbertt

Prof. Dr. Jose Herbertt Neves Florencio

Lattes

herbertt_port@hotmail.com

Herbertt Neves é doutor e mestre em Letras (Linguística) pela UFPE e graduado em Letras - Licenciatura (Línguas Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas) e Bacharelado (Tradução em Língua Francesa/ Pesquisa em Língua Francesa) pela mesma universidade. É professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Portuguesa e Francesa e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (docente permanente). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede (ProfLetras) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ambos na Universidade Federal de Pernambuco. Na UFCG, coordena o Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG), projeto de extensão do PPGLE integrado às atividades do projeto de pesquisa em desenvolvimento. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG), do Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional (NAPE-UFPE) e vice-coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI-UFPE). Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Coordenador de área do Projeto de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa da UFCG sede. Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Letras. No campo aplicado, suas pesquisas são voltadas para o ensino da língua portuguesa com centralidade no texto, com atenção especial nos eixos de análise linguística e produção escrita. Suas pesquisas atuais exploram o estudo do léxico no ensino de língua portuguesa. No campo teórico, desenvolve pesquisas com descrição do português a partir do funcionamento textual-interativo dos domínios discursivos e com a análise de concepções de linguagem e língua em corpora diacrônicos. Na Educação Básica, tem ainda experiência no Ensino Fundamental e Médio e em Pré-vestibulares e preparatórios, com as disciplinas de Língua Portuguesa (Interpretação de Textos, Gramática, Redação e Literatura). Também atua como consultor/assessor pedagógico, revisor de textos, avaliador de redações e de itens de avaliação em processos seletivos. Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas áreas de Educação Linguística (Análise Linguística, Lexicologia Pedagógica e Produção Escrita), História Social do Português, Estudos Gramaticais e Linguística de Texto.

Prof. Juan Pablo

Prof. Dr. Juan Pablo Martín Rodrigues

Lattes

juan.rodrigues@ufpe.br

Professor Adjunto IV(DE) da UFPE na área de Ensino de Língua e Literaturas em língua espanhola. Doutorado em Teoria Literária (PPGL-UFPE), Mestre em Letras (PPGL- UFPE), licenciado em Letras Português/Espanhol (UFPE) e bacharel em Direito pela Universidade de Burgos(Espanha), validado na UFPE. Atua em Formação de Professores de Espanhol, e na PPGL na área de Literatura Latino-americana, Literatura colonial e Língua e cultura hispânicas, principalmente nas seguintes áreas: Formação professores de espanhol, Literaturas em Língua Espanhola, Literatura Colonial Hispano-americana e TICs para o Ensino de Espanhol. Dirige o grupo de pesquisa "Libertadores de América: Abreu e Lima e a pós-colonialidade latino-americana". Diretor Financeiro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco. Vice- Coordenador Licenciatura em Letras/Espanhol EaD UFPE. Sub-chefe do Departamento de Letras da UFPE. jpabloburgos@gmail.com

Prof. Lourival Holanda

Prof. Dr. Lourival de Holanda Barros

Lattes

lourival.holanda@gmail.com

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Filosofia - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (1976). Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo (1986). Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo (1992).Membro da Academia Pernambucana de Letras. Membro da Comissão da Companhia Editora de Pernambuco. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco. Membro dos Seminários de Tropicologia -- Fundaj. Diretor da Editora da UFPE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, crítica, cultura, história e poesia.

Prof. Marcelo Sibaldo

Prof. Dr. Marcelo Amorim Sibaldo

Lattes

marcelo.sibaldo@ufpe.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2004) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Atuou como Professor Adjunto no período de janeiro de 2010 a abril de 2016 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Letras, e Professor do Programa de Pós-Gradução em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolinguística variacionista, sintaxe gerativa, small clauses e português brasileiro.

Prof. Marco Antônio Lima do Bonfim

Prof. Dr. Marco Antônio Lima do Bonfim

Lattes

marco.bonfim@ufpe.br

É pós-doutor em Educação para as Relações Étnico-Raciais pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, na Universidade Estadual do Ceará (PNPD/ CAPES/ UECE). Doutor, mestre em Linguística Aplicada e Licenciado em Letras- Português pela mesma instituição. Professor-pesquisador Adjunto do Departamento de Letras (DL) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na linha de pesquisa Estudos textuais e discursivos de práticas sociais. Líder do LEAFRO – Grupo de Pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos da UFPE. Professor do Certificado en Estudios Afro-Latino-Americanos do Afro-Latin American Research Institute at Hutchins Center (ALARI), da Universidade de Harvard. Professor colaborador do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL - UECE), na linha de pesquisa Gênero, Raça e Identidades. Foi coordenador do eixo de Educação Decolonial da diretoria da Associação de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais no Ensino na Cultura e nas Literaturas Sul-Sul (PODES - 2020-2022).Coordena a Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN. Tem experiência de pesquisa e ensino no campo dos Estudos Críticos da Linguagem (Linguística Aplicada Indisciplinar, Nova Pragmática e Análise de Discurso Crítica) e Educação para as Relações Raciais. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado acerca da relação entre linguagem e raça. Seus temas de interesse são: ato de fala/ performatividade, discurso, letramento racial/ práticas de reexistência da população negra e Estudos Críticos da Branquitude; trajetórias textuais, processos de entextualização e recontextualização discursiva, movimentos sociais negros e campesinos, racismo antinegro/ epistêmico e decolonialidade nos Estudos Críticos da Linguagem. Suas pesquisas e publicações recentes estão alinhadas aos Afro-Latin American Studies.

Profª. Medianeira

Profª. Drª. Maria Medianeira de Souza

Lattes

maria.medianeira@ufpe.br

Graduação em LETRAS - UERN (1987); mestrado em Letras - UFPB (1999); doutorado em Letras - UFPE, com estágio sanduíche na UFSC (2006). Professora Associada I - UFPE (2010) Graduação e Pós-Graduação em Letras. Pesquisadora em Linguística, atuando principalmente em descrição do Português, com base nos estudos funcionalistas da linguagem. Membro do Grupo SAL/Brasil; do NELFE/UFPE; do GPET/UERN; e do ELU/UFRPE. Co-autora do Livro Transitividade e seus contextos de uso, com Maria Angélica Furtado da Cunha (2011 - 2ed.). Autora de capítulos e artigos em Linguística sistêmico-funcional e Linguística sistêmico-funcional e interfaces.

Profª. Otavia Pedrosa

Prof. Dr. Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes

Lattes

otavia.ppedrosa@ufpe.br

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em letras pela mesma universidade e é Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Trabalhou com o ensino de Língua Francesa durante dez anos na Aliança Francesa de Recife, onde foi também coordenadora pedagógica. Realizou cursos de aperfeiçoamento no BELC/CIEP ? Centre International d?Études Pédagogiques, da Université de Nantes. É membro da Abralin e da Associação dos Professores de Francês de Pernambuco. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI-UFPE), cadastrado no DGP/CNPq/UFPE. É Coordenadora de Laboratório Multiusuário, intitulado Núcleo de estudos francófonos (NEF). Foi Coordenadora do curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa na modalidade a Distância da Universidade Federal de Pernambuco, na qual é Professora Adjunto, atuando no Departamento de Letras, na área de Ensino da Língua Francesa. Atualmente exerce a função de Coordenadora do curso Letras-Francês Licenciatura. Suas áreas de interesse e pesquisa são o Ensino da Língua Francesa e Portuguesa, Teoria Dialógica do Discurso, Sociolinguística Interacional e Linguística Aplicada.

Prof. Oussama Naouar

Prof. Dr. Oussama Naouar

Lattes

oussama.naouar@ufpe.br

Filósofo e historiador das idéias, Oussama Naouar é professor Adjunto no Departamento de Letras da UFPE. Ele realiza pesquisas em Literatura e Educação: na encruzilhada da história das idéias educacionais e dos estudos literários. O seu trabalho centra-se sobre a recepção e as viagens das idéias, das representações e dos textos, especialmente a questão das influências envolvidas na construção do imaginário. Ele também trabalha com a questão das relações epistemológicas entre a ficção literária e realidade, bem como as funções da literatura a partir da perspectiva do perfeccionismo moral. É Professor pesquisador do PPGL-UFPE, ele é pesquisador titular do laboratório EA- Education Cultures et Politiques (EA 4571 Lyon2-ENS-Ifé), e é também membro do Grupo de Trabalho Permanente do ISCHE (SWG). Ele coordena o PIBID para Letras-francês 2014-2016 e dirige um projeto de extensão ? A fábrica Literária - . Possui Pós-Doutorado em História das idéias - UFPE (2013) - Doutorado em Educação, Filosofia e História das idéias - Université Lumière Lyon2 (2011), Mestrado em Ciências da Educação - Université Lumière Lyon2 - especialidade Filosofia e História das idéias educacionais (2005), Graduação em Ciências da Educação - Université Lumière Lyon2 (2003), Graduação em Astronomia e astrofísica - Université Paris-Sud XI Orsay.

Prof. Ricardo Postal

Prof. Dr. Ricardo Postal

Lattes

ricardo.postal@ufpe.br

Sou graduado em Letras (Português e Italiano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 1998. Defendi meu Mestrado em Literatura Brasileira na UFRGS em 2001 (com dissertação sobre o indianismo de José de Alencar) e meu Doutorado, também em Literatura Brasileira (com tese sobre a figura do Arlequim na poética de Mário de Andrade) na mesma instituição em 2007. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Romantismo, Modernismo, Cultura Brasileira e Identidade Nacional.

Prof. Ricardo Rios

Prof. Dr. Ricardo Rios Barreto Filho

Lattes

ricardo.rios@ufpe.br

É professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no Departamento de Letras, na área de Ensino da Língua Inglesa, e no Programa de Pós-graduação em Letras, na área de concentração em Linguística. É também coordenador do Curso de Letras-Inglês (Licenciatura) e do Programa de Residência Pedagógica (Língua Inglesa) e líder do GELI (Grupo de Estudos em Linguagem e Interação), cadastrado no DGP/CNPq/UFPE. No campo do ensino, atua em disciplinas como Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Estágio Curricular, Semântica e Pragmática. Possui doutorado em Letras (concentração em Linguística) pela UFPE, mestrado e graduação em Letras pela mesma universidade. Foi visiting scholar na Boston College (EUA), entre 2019 e 2020, tendo participado de um projeto de elaboração de material de avaliação em contexto de educação bilíngue, no distrito de Framingham, MA (EUA), professor assistente visitante na Jackson College (EUA), com bolsa financiada pela Comissão Fulbright (2014-15), bem como professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre 2015 e 2019. Suas áreas de interesse e pesquisa são o Ensino da Língua Inglesa, Português para estrangeiros (PLE), Sociolinguística Interacional, (Im)polidez e Linguística Aplicada.

Prof. Roland Walter

Prof. Dr. Roland Gerhard Mike Walter

Lattes

roland.walter@ufpe.br

É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Literatura Comparada pela Johannes Gutenberg Universität, Mainz, Alemanha (1992), realizou pesquisas de pós-doutorado na University of California, Santa Cruz (2000) com bolsa de estudos concedida pela CAPES e obteve em 2006 bolsa de estudos do Governo Canadense. Roland Walter é autor de três livros ? "Magical Realism in Contemporary Chicano Fiction" (Frankfurt: Vervuert, 1993), "Narrative Identities: (Inter)Cultural In-Betweenness in the Americas" (New York/Frankfurt/Bern: Peter Lang, 2003) e "Afro-América: Diálogos Literários na Diáspora Negra das Américas" (Recife: Bagaço, 2009 ? , organizou a coletânea de ensaios críticos "As Américas: Encruzilhadas Glocais" (E-Book/CD-ROM, Recife, 2007) e coorganizou os livros "Narrações da Violência Biótica" (Recife, 2010) e "Centros e Margens: Literaturas Afrodescendentes da Diáspora" (Curitiba, 2014) e publicou numerosos artigos e capítulos de livro sobre diversos aspectos e temáticas da literatura e teoria (Estudos Culturais e Pós-Coloniais) interamericana no Brasil, na Argentina, em Cuba, no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Holanda. Além de ser parecerista e fazer parte do conselho editorial de várias revistas científicas (inter)nacionais, Roland Walter foi Editor Associado da revista MELUS (Multi-Ethnic Literature of the United States, University of Connecticut, USA) de 1997 até 2006 e Pesquisador Associado do Groupe Interdisciplinaire de Recherche sur les Amériques (GIRA), Montréal de 2002 até 2016.. Foi convidado como Professor Visitante pela Eberhard-Karls Universität, Tübingen, Alemanha entre abril e setembro de 2004 e atualmente coordena o Núcleo de Estudos Canadenses da UFPE. walter_roland@hotmail.com

Prof. Rogério Mendes Coelho

Prof. Dr. Rogério Mendes Coelho

Lattes

rogerio.mendes.coelho@ufrn.br

Rogerio Mendes é licenciado em Letras – com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola -- com mestrado e doutorado em Teoria da Literatura – com ênfase em Estudos Coloniais e Culturais na América Latina -- pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor associado do curso Letras Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FELCS) e colaborador permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE). É coordenador do grupo Outras Literaturas Hispânicas (UFRN/FELCS/CNPq). Está habilitado a orientar projetos vinculados à linha 2 – Comparativismo e Diálogos Interdisciplinares – e linha 3 – Perspectivas Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais – com as Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola em suas Historiografias, Crítica Literária e prática docente.

Profª. Rosiane Maria Soares da Silva Xypas

Profª. Drª. Rosiane Maria Soares da Silva Xypas

Lattes

rosiane.mariasilva@ufpe.br

Possui Doutorado em Linguística de Corpus (Université de Nantes (2009)/UFPB); Mestrados Acadêmico em Teorias Literárias (UFPE/2004) e Profissional em Didactiques des langues (UCO-Angers-France, 2010) e Graduação em Letras Português/Francês (Funeso, 1990). Tem Pós-doutorado pela Université Rennes 2 (2019-2020), 9ª seção (didática da literatura). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco. Atua na Graduação de FLE e é pesquisadora vinculada aos Programas de Letras e de Educação-UFPE. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Ensino de Línguas estrangeiras (FLE), sobretudo na Compreensão escrita e sua recepção estética; Representações linguístico-culturais e literárias; Formação do professor; Bilinguismo estético; Francofonia; Poesia. É Líder do Groupe d´études francophones d´acquisition de langue et de littérature CNPq-GEFALL ? e do Grupo de Pesquisa POÉDILES-Rennes.

Profª. Siane Gois

Profª. Drª. Siane Gois Cavalcanti Rodrigues

Lattes

siane.gois@ufpe.br

É doutora em Letras pela UFPE e Professora Associada do Departamento de Letras da mesma Universidade, onde atua no Programa de Pós-Graduação Acadêmico (PPGL/UFPE). Realizou estágio de Pós-doutorado em Fonética, Fonologia e Ensino da Língua Portuguesa na Universidade de Aveiro/Portugal. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ministra aulas na graduação presencial e a distância, é membro do NUCEPI (Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas) e do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem). Durante dez anos, foi professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atuou como Técnica em Educação, na Gerência de Políticas Educacionais, onde planejou, ministrou e supervisionou cursos de formação continuada. Tem experiência na área de Letras (com ênfase em Fonética, Fonologia e Ensino da Língua Portuguesa e em Leitura e de Produção de Texto), atuando, também, com as Teorias da Enunciação e a Análise Dialógica do Discurso.

Profª. Sonia Virgínia Martins Pereira

Profª. Drª. Sonia Virgínia Martins Pereira

Lattes

sonia.mpereira@ufpe.br

Graduada em Letras, especialista em Linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, com Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Letras, do Centro de Artes e Comunicação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da da UFPE, na área de concentração Linguística e na linha de pesquisa 2- Análises do discurso, com ênfase na Teoria dialógica do discurso. Membro do Grupo de Pesquisa, vinculado ao diretório CNPq, Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção (Inter) Linguísticas (NUCEPI), da Universidade Federal de Pernambuco, link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5111472480151006; membro do grupo de pesquisa/CNPq GESTO (Grupo de Estudos do Texto), da Universidade Federal de Pernambuco, link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6005617868860157; e membro do grupo de pesquisa/CNPq Letramentos e Práticas Discursivas (LEPRADIS/2013), da Universidade de Pernambuco, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/338050. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada, Análise dialógica do Discurso, Análise de gêneros, escrita e letramento acadêmico.

Profª. Suzana Cortez

Profª. Drª. Suzana Leite Cortez

Lattes

suzana.cortez@ufpe.br

Possui graduação em Letras pela UFPE (2000), mestrado (2003) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2011), com estágio de doutorado sanduíche na Université de Lyon 2 - França, e Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (2016). É professora - Adjunto IV -, do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco. É líder do GESTO (UFPE/CNPq) e membro do Protexto (UFC/CNPq). Atualmente coordena o subprojeto "A leitura de linguagens diversas" do PIBID Letras Português UFPE, é editora da Revista Investigações (PPGL/UFPE) e vice-coordenadora do curso Letras Português-Licenciatura (UFPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual, atuando principalmente nos seguintes temas: referenciação, ponto de vista, heterogeneidade enunciativa e ensino de língua portuguesa.

Prof. Dr. Tiago Hermano Breunig

Prof. Dr. Tiago Hermano Breunig

Lattes

tiago.breunig@ufpe.br

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Tem Bacharelado (2005) e Licenciatura (2007) em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2008) em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio da CAPES e Doutorado (2015) com apoio do CNPq, com período sanduíche na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, sob orientação do Prof. Kenneth David Jackson, Ph.D, pelo programa de Doutorado Sanduíche da CAPES. Atua nos grupos de pesquisa DERIVA - Derivações e Representações Interartísticas das Vozes do Atlântico e SUTRA - Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais.

Prof. Yuri Caribe

Prof. Dr. Yuri Jivago Amorim Caribe

Lattes

yuri.caribe@ufpe.br

Yuri Caribé é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2015, onde ensina Literaturas de Língua Inglesa e a disciplina de Estudos de Tradução nos Cursos de graduação em Letras. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Letras daquela IES como docente e orientador do mestrado na Área de Concentração Teoria Literária. É doutor em Letras pela USP (2014), com título obtido no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, subárea Tradução. Graduou-se em Letras-Inglês (licenciatura) pela Universidade Estadual do Piauí em 2002 e concluiu mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP em 2007. Atuou como docente das disciplinas de Teoria e Prática de Tradução (literária e técnica) e Literaturas de Língua Inglesa em faculdades e universidades da cidade de São Paulo (SP, Brasil) entre os anos de 2007 até 2015. Possui experiência como tradutor literário e técnico (2000 a 2014). Publicou artigos, resumos em anais de congressos e capítulos de livros acerca dos seguintes temas: Adaptação Literária e Fílmica, Tradução Literária, Literaturas de Língua Inglesa, Queer Literature e Estudos da Oralidade, suas principais áreas de interesse e pesquisa. O destaque em torno de sua produção fica para o artigo Adaptações, apropriações e o papel do adaptador Michael Cunningham em The Hours, publicado na revista acadêmica Tradução & Comunicação / Revista Brasileira de Tradutores (nº 22 de 2011).