Aluno Especial

O que é um aluno especial ou de disciplina isolada?

É o aluno que não está regularmente matriculado no PPGLetras e não é alunos denenhum outro Programa de Pós Graduação (Mestrado/Doutorado), mas que deseja cursar disciplinas no PPGLetras.

O discente precisará apresentar trabalhos e projetos propostos na disciplina e terá as mesmas obrigações dos alunos que ingressaram pelo Processo de Seleção de Mestrado ou Doutorado.

Quais os passos para realizar a matrícula como aluno especial?

  1. Procurar informações sobre as disciplinas que serão ministradas no período;
  2. Enviar e-mail para o docente responsável pela disciplina informando interesse em ser aluno especial;
  3. Caso o docente aceite, preencher o Formulário para alunos especiais

Quantas disciplinas posso cursar como aluno especial?

Não há um limite de disciplinas que podem ser cursadas como aluno especial. Contudo, apenas duas disciplinas por período podem ser cursadas. Se um aluno deseja cursar 10(dez) disciplinas, por exemplo, ele deverá cursar duas disciplinas em 5 (cinco)períodos.

Posso aproveitar as disciplinas cursadas como aluno especial?

Sim. Até o máximo de 2 (duas) disciplinas.

Aluno Ouvinte

O que é um aluno ouvinte?

É o aluno que deseja apenas assistir as aulas que serão ministradas em uma disciplina do PPGLETRAS. As faltas não serão computadas e o discente não é obrigado a apresentar os projetos propostos.

Quais os passos para participar da aula como aluno ouvinte?

Este tipo de aluno não necessita realizar matrícula, logo, basta enviar um e-mail para o professor que ministrará a disciplina no período escolhido informando seu desejo em ser aluno ouvinte. Em caso de aprovação por parte do docente, o aluno estará habilitado a assistir as aulas.

Quantas disciplinas posso cursar como aluno ouvinte?

Não há um limite de disciplinas neste caso.

Posso aproveitar as disciplinas cursadas como aluno ouvinte?

Não é possível o aproveitamento de disciplinas cursadas como ouvinte.

Aproveitamento de Créditos

" §1º Nos casos de revalidação, os créditos obtidos em cursos de mestrado ou doutorado do PPGL/UFPE terão validade de 05 (cinco) anos para aproveitamento, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, contados a partir do final do período no qual a disciplina foi cursada. Serão aproveitados, no máximo, 24 (vinte e quatro) créditos de mestrado para o doutorado e 16 (dezesseis) de mestrado para mestrado. Os pedidos de revalidação serão encaminhados ao orientador do aluno solicitante para análise e equiparação dos programas, cabendo ao Colegiado do programa a aprovação dos pedidos. "

O que é o aproveitamento de créditos?

É a incorporação no histórico do aluno de créditos que foram pagos em outro mestrado/doutorado ou como aluno especial na UFPE.

Qual é o procedimento para solicitar aproveitamento de créditos?

O aluno deve trazer à secretaria do PPGL o histórico e programa de cada disciplina que deseja aproveitar. Não serão necessárias as apresentações do Histórico e Programa das disciplinas se oaluno cursou no PPGL.

Diploma ( PROCEDIMENTOS APÓS DEFESA )

De acordo com decisão do Colegiado, é dever do(a) discente entregar, em até 30 dias após a defesa, a versão final da dissertação ou da tese à Coordenação e Secretaria do PPGL. O depósito se dará de forma on-line, seguindo os passos a seguir:

  1. após feitas as correções sugeridas pela banca, enviar, pelo SIGAA, a versão final (Ensino ~> Produções Acadêmicas ~> Submeter Teses/Dissertações). Obs.: o(a) aluno(a) deverá estar com o status Defendido no SIGAA; caso não esteja, entrar em contato com a Coordenação
  2. o(a) orientador(a) será notificado(a) pelo sistema para aprovar a versão final;
  3. adequar a formatação dos elementos pré-textuais de acordo com o disposto pela Biblioteca Central no link: https://www.ufpe.br/sib/ficha-catalografica-normalizacao;
  4. solicitar a ficha catalográfica à Biblioteca Setorial do CAC através do e-mail: bibcac.fichas@ufpe.br. Para tanto, deverá enviar, além da versão final do trabalho, a ata de aprovação assinada pela Coordenação e/ou os(as) membros(as) da banca examinadora e a folha de aprovação;
  5. após inserir a ficha catalográfica no trabalho, enviar a versão final (contendo a ficha) pelo SIGAA para aprovação do(a) orientador(a) e da Coordenação ou Secretaria;
  6. assinar, pelo SIGAA, o Termo de Autorização de Publicação (Ensino ~> Produções Acadêmicas ~> termo de autorização);
  7. enviar para publicação no Repositório da UFPE pelo e-mail: deposito.bdtd@ufpe.br;
  8. incluir, no SIGAA, a documentação para a emissão do diploma: RG (ou RNE para estrangeiros(as)), CPF, certidão de nascimento casamento ou divórcio, diploma da graduação (frente e verso), certidão de quitação eleitoral (pode ser emitida no site do TSE), recibo de nada consta e depósito da Biblioteca Central.

O(a) aluno(a) poderá acompanhar os procedimentos pelo SIGAA em (Ensino ~> Produções Acadêmicas ~> Procedimentos após defesa). Dúvidas podem ser consultadas no manual do discente do SIGAA no seguinte link: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Portal_do_Discente_Stricto_Sensu

Cotutela

Prorrogação

"Art. 10 O curso de Mestrado terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses e o curso de Doutorado, duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e a máxima de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir do mês/ano da matricula inicial no curso até o mês/ano da efetiva defesa de dissertação ou tese. §1º Em casos excepcionais, devidamente justificados e com parecer de concordância do orientador, os alunos poderão solicitar ao colegiado: I. ao final do prazo para conclusão do curso, prorrogação por até 6 (seis) meses para o mestrado, e 12 (doze) meses para o doutorado;"

O que é a prorrogação?

Uma extensão do prazo para conclusão do curso.

Qual é o procedimento para solicitar prorrogação?

O aluno deve, junto com o seu orientador, fazer uma solicitação por escrito ao colegiado do programa informando o tempo de prorrogação.

O aluno continua recebendo bolsa se a prorrogação for deferida?

Se recebe a bolsa desde o início do curso ele deixará de receber.